Thursday, June 15, 2006

O Mundo definido por suas definições

Acho realmente incrível a internet. Um espaço democradizador de ideías onde podemos dizer o que quisermos, gritar o que quisermos, mesmo que seja pra ninguem ouvir, estará lá disponivel na memória virtual do mundo. Podemos dizer que reflete uma imagem da mente do mundo, com sérias ressalvas, precisamos lembrar que "internautas" é um grupo dominante porem não abrange todos, existe uma grande faixa de pessoas fora. Outro detalhe vem na natureza de que aqui vendemos o nosso produto, seja ele um texto, um filme, um carro ou uma ideía sempre teremos mais sucesso com o que as pessoas mais querem... e isso indica que na realidade o que mais teremos no meio virtual são os desejos, partindo daqui nada mais natural que o tema mais comum seja justamente um que não tem fronteiras culturais, representa o que as pessoas mais querem internacionalmente, influência profundamente a todos independente da religião, cor da pele. Quer um tema mais democrático que sexo?
Mas como já disse a internet representa um corpo de conhecimento que reflete o interesse do homem globalmente, assim me entretenho em descobrir perguntando ao grande pai-deus da internet Google qual é o foco da humanidade hoje, será que existe mais atenção voltada a Deus ou ao Diabo, Sexo ou ao Amor, Dinheiro ou a Felicidade, Jesus ou George Bush? Muitas vezes me surpreendo com a resposta, claro que devemos ser cuidadosos na escolha das palavras e no significado dos resultados, "Todas as Pessoas do Mundo" contra "Eu", ou "My Girlfriend" contra "Angelina Jolie" nem precisam de respostas mas podemos fazer uma analise demográfica das ideias fazendo estes testes repetidamente. Existe inclusive sites que servem a esse propósito mais por curiosidade ou brincadeira, como o http://www.googlefight.com/ .
Mais filosófico ainda é voçê usar a opção "Imagens" do google procurando uma relação visual a aquela palavra. Por exemplo ao procurar "Deus" o que vc encontrará? Ou "amor", "sofrimento", "raiva", "joão"? Isso demonstra a meu ver um modo de
olharmos como as pessoas interpretam aquele sentimento, ou pelo menos que tipo
de imagem relacionada aquela palavra é invocada. Me permitindo ser ainda mais audacioso gostaria de lembra-los de mais um detalhe que apesar de óbvio é o que mais me surpreende ao fazer qualquer analise sociológica sobre nosso mundo livre, principalmente no que toca os meios de comunicação. Tudo que é comprado, visto, lido na internet é escolha apenas das pessoas que o viram! Isso é de fundamental importância pois não houve interferência externa nas escolhas desses temas, quero dizer que o fato da Rede Globo ser a mais assistida não significa imposição de ninguém, simplesmente é fato que ela oferece o que as pessoas mais querem, e isso ocorre na internet de modo ainda mais evidente e democrático com a vantagem de ser totalmente sigiloso e pessoal. É voçê que escolhe o que ler e o que não ler, o que ver e o que não ver, se algo na televisão o irrita é a sua escolha de mudar de canal ou desligar que afetará o único lugar que realmente importa para a rede, o bolso. Mesmo que aqui a busca normalmente não seja por dinheiro e sim por sua contra-parte a fama, ainda assim é a popularidade de um site ou mais importante ainda, de uma idéia que a disseminará na rede mostrando que o simples ato de procurar uma palavra associada a um pensamento nos dá instantaneamente (ou 0,18 segundos no google) uma amostra do que é importante para o mundo hoje pois são esses os sites e imagens que as pessoas decidiram espontaneamente ver, foram suas escolhas que os colocaram lá.
Novamente a Igreja Googleliana nos dá a resposta não apenas para a vida, o universo e tudo o mais como ainda nos mostra o que passa na cabeça dos habitantes desse mundinho hipócrita em que vivemos onde uma idéia que vence "Jesus", "Buda" e "Mohamed" juntos é "Sex" , e apesar de os três primeiros terem tido associado ao seu nome incontáveis guerras que tiraram imensurável número de vidas nenhuma foi realizada em nome da última.


(Não acredita? Então é meu convidado para se converter: http://www.google.com
E pra começar digite "What is the answer to life, the universe and everything?" e receberá única resposta que voçê precisa... ainda que não seja a que voçê queria pois na realidade não existe resposta para essa pergunta nem no Google, nem na Bíblia, nem na na TV e nem no Alcorão é a única resposta que voçê precisa pra viver, pare de procurar e vá viver livre de qualquer que seja a resposta)

No comments: